O festival Bangers Open Air 2025 aconteceu nesse último fim de semana em São Paulo
Definitivamente o Bangers Open Air é o nome a ser batido, ou melhor, um exemplo a ser seguido. O festival dedicado ao heavy metal e todas as suas diversas formas, aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de maio, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O Vou de Grade esteve presente no último dia da edição 2025 e conta como foi a experiência do maior festival de metal da América Latina.
O Bangers Open Air segue o alicerce dos festivais europeus. Além das atrações musicais, o evento conta com praça de alimentação, espaço kids, feira geek e de tatuagem, lojinhas e até sessões de autógrafos com algumas das atrações.
Falando em atrações, foram quase 50 atrações divididas em 4 palcos durante os 3 dias. Os palcos principais eram o Ice e Hot Stage, que ficaram localizados na Praça Cívica, junto a icônica escultura idealizada por Oscar Niemeyer.
Já o palco Sun, fica do outro “lado da rua”, à esquerda da passarela para quem está vindo dos palcos principais. O palco Waves nessa edição ficou alocado dentro do Simón Bolívar.
Além de atender o público de todas as vertentes do metal, o Bangers tem espaço para as bandas brasileiras do gênero e foi o Black Pantera, uma dos expoentes brasileiros do metal que iniciaram o último dia de festival.
Com uma sincronia perfeita com seu público e resposta instantânea a cada pedido de mosh ou refrão, a apresentação de 1 hora contou com os hits ‘Fogo nos Racistas’, ‘Seleção Natural’ e ‘Perpétuo’.
O Black Pantera é de fato uma força natural do metal brasileiro, merece todo reconhecimento e está pronto para desbravar o mundo. A banda mineira foi confirmada na edição do Hellfest na França, que acontece em junho.



Já no palco Ice, a banda inglesa Paradise Lost entrou pontualmente no horário agendado e atraiu um grande público. A experiência no front row (área mais próxima aos palcos Ice e Hot), foi de um som alto demais, mas que parece não ter incomodado o público.
Na sequência, agora no palco Hot, o Kamelot fez sua segunda apresentação no festival, já que foi escalado como substituto da banda I Prevail, que cancelou a participação no Bangers semanas antes do evento.
O festival certamente teve como destaque, a organização. Opções de alimentação e bares estrategicamente espalhadas por todo Memorial (além de vários vendedores ambulantes), sanitários bem estruturados e limpos, equipe de limpeza atuante a todo momento e equipes de segurança e staff muito bem treinadas.
Até o final do dia, tivemos Haken tocando seu metal progressivo ao pôr do sol no palco Sun e, ao mesmo tempo, Kerry King empolgava seus fãs no palco Ice. A apresentação da banda do guitarrista do Slayer contou com um cover do Iron Maiden e um dos maiores clássicos do metal, ‘Raining Blood‘ do Slayer.
Finalizando a edição do Bangers Open Air 2025, tivemos nos palcos principais: Blind Guardian, W.A.S.P e Avantasia.
Já com a próxima edição anunciada, o Bangers Open Air se solidifica como grande festival na agenda do fã de metal. No público, era fácil encontrar bandeiras de diversos estados brasileiros e até de países vizinhos (Argentina, Chile, Colômbia). A venda dos blind tickcets para edição de 2026 começa na terça-feira, dia 06/05, no Clube do Ingresso. Nos vemos ano que vem?