Compositor retrata dilemas pessoais e sociais por meio de colagens sonoras ousadas e criativas
O baterista, rapper e cantor Kassa Overall é uma das grandes atrações do C6 Fest 2025. Considerado um dos nomes mais inovadores da nova geração do jazz mundial, Kassa traz em sua assinatura uma mistura única de jazz experimental com hip-hop. O Vou de Grade apresenta a trajetória e a carreira do músico norte-americano.
Kassa Purush Overall é natural de Seattle e, ao longo da vida, se consolidou como baterista de jazz, produtor, rapper e líder de banda, função essa que o músico desempenha muito bem segundo críticos da área, ao trazer harmonia entre os instrumentistas para a condução de seu repertório musical.
Discografia de impacto: jazz experimental e hip-hop
Indicado ao Grammy em 2021, Kassa Overall é conhecido pela alquimia sonora que realiza ao fundir jazz de vanguarda com hip-hop. Ao contrário de muitos artistas, Kassa busca romper barreiras ao criar um som em que os dois gêneros coexistem com naturalidade. Essa visão musical começou ainda na época em que estudava no Conservatório de Oberlin, nos anos 2000, quando confrontou professores que endossaram os estudos de jazz, mas o desaprovaram por experimentar batidas de hip-hop. No mesmo período, enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua vida, em que uma série de ataques de pânico que resultaram em sua internação.
O álbum I Think I’m Good (2020) documenta essa luta silenciosa com sinceridade, conectando o público a suas memórias de forma intimista. Além disso, a obra também aborda a realidade enfrentada por homens negros no sistema de justiça criminal dos Estados Unidos.
Além desse trabalho, os álbuns Go Get Ice Cream and Listen to Jazz (2019) e Shades of Flu e Shades of Flu 2 (2020) também foram aclamados pela crítica. No entanto, foi com Animals (2023), lançado pelo selo Warp Records, que Kassa deu um passo mais ousado em sua discografia. O disco apresenta uma colagem sonora interessante, com uma seleção harmoniosa que mescla jazz, hip-hop, elementos orgânicos e eletrônicos. Paradoxos da identidade negra nos EUA, opressão e a vida de um artista negro estão entre os temas refletidos em suas composições.
Com grandes colaborações ao longo da carreira, Overall já se apresentou com Geri Allen, Christian McBride, Ravi Coltrane e Jon Batiste, com quem integrou a banda do programa The Late Show with Stephen Colbert. Kassa também atuou como baterista e produtor ao lado de nomes como Yoko Ono, Theo Croker, Francis and the Lights e o coletivo Das Racist. Sua versatilidade o tornou uma figura respeitada na cena musical contemporânea.
No Brasil, sua apresentação no C6 Fest marca a estreia de Kassa em um dos principais festivais dedicados à música de vanguarda, linha que define sua carreira ao romper paradigmas musicais e trazer inovação ao público. O artista também se apresenta no Blue Note Rio no dia 24 de maio, com a participação especial de Arto Lindsay, cantor, guitarrista e produtor musical.
SERVIÇO:
C6 FEST 2025
🗓️ Quando: 22 a 25 de maio de 2025
📍 Onde: Parque Ibirapuera – São Paulo
🎫 Ingressos: C6 Fest
Fontes:
https://www.kassaoverall.com/About
https://pitchfork.com/reviews/albums/kassa-overall-i-think-im-good