Uma das principais atrações da C6, o duo Air traz o álbum ‘Moon Safari’ em sua celebração de 25 anos.
Air é composta por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel, vindos de Versalhes, na França. A dupla traz seu álbum de estreia Moon Safari, de 1998, ao festival que acontecerá no Parque Ibirapuera, dia 24 de maio. O sucesso Sexy boy marca a história da banda e sua mistura de gêneros musicais.
Antes da formação oficial da banda, Nicolas Godin estudou arquitetura e Jean-Benoît se dedicou aos estudos de matemática, em 1995. Antes do Air, tocaram na banda Orange juntamente com Alex Gopher, Xavier Jamaux e Jean de Reydellet.
O nome, diferente do que se imagina, vem de uma sigla: AIR. Segundo Godin para a BBC em 2022, significa ’amour , imagination e rêve’, no português, ‘amor, imaginação e sonho’. Por mais bonito que soe, infelizmente a afirmação foi negada pelo próprio parceiro de banda, Godin, dizendo que foi algo inventado, mas que ele gostaria de ter pensado antes.
Seu EP de estréia foi Premiers Symptôme (Primeiros Sintomas), com singles lançados entre 1995 e 1997. As faixas contam com uma sonoridade mais experimental do que estava por vir nos futuros álbuns da banda. Com faixas que soam como trilha-sonoras lo-fi e batidas bem sutis, o EP mergulha no gênero downtempo.
Vindo de uma discografia recheada de conceitos e narrativas, nada mais ‘’Air’’ do a participação na trilha sonora de As Virgens Suicidas (1999) de Sophia Coppola – e seu filme de estreia. Segundo Jean-Benoît Dunckel, o álbum foi feito de forma bem rápida. No começo, a ideia era seguir o ritmo do filme e combinar a música com as cenas, mas no fim o foco virou criar faixas que também funcionassem sozinhas.
Dunckel e Godin também lançaram outros quatro álbuns de estúdio nos anos 2000, incluindo 10 000 Hz Legend (2001), Talkie Walkie (2004), Pocket Symphony (2007) e Love 2 (2009). Ao longo dos anos 2000, o Air seguiu firme com uma identidade sonora única — sempre elegante, viajante e cheia de clima —, ao mesmo tempo em que se arriscou em novas texturas, influências e direções. Mesmo sem repetir o estouro de Moon Safari, a dupla mostrou consistência e criatividade, reforçando a imagem de quem faz música mais para sentir do que para entender.
Em maio de 2025, a banda volta ao Brasil pela segunda vez, antes em 2016 para um evento no Popload Gig em São Paulo. Agora, revivendo toda história e nostalgia do álbum que os trouxe um grande sucesso. Moon Safari (1998) mistura eletrônica suave e um pop melódico em um clima retrô-futurista, recebendo certificações de platina em quatro países e de ouro em outras quatro, totalizando mais de 350.000 cópias vendidas nos EUA até 2009. Assim, consolidando o duo Air como força inovadora na música eletrônica francesa, influenciando o cenário musical internacional com seu estilo downtempo e atmosférico.
Garanta já seu ingresso para a C6 FEST 2025 e não perca o show de Air dia 14 de maio, no Parque Ibirapuera em São Paulo. Uma oportunidade de experienciar o fenômeno que é o duo francês e seu som futurístico.
SERVIÇO:
C6 FEST 2025
🗓️ Quando: 22 a 25 de maio de 2025
📍 Onde: Parque Ibirapuera – São Paulo
🎫 Ingressos: C6 Fest